Notícias

Eficiência Na Produção de Carne de Qualidade Estimula Genética Braford  
01/09/2019
Sem foto
Braford

Resultados de prova de desempenho demonstram adaptação e vantagens do Braford Pitangueira

O Grupo Pitangueira, conhecido como a marca do Braford brasileiro, comemorou um primeiro semestre de muito sucesso em 2019. Depois de faturar o título de melhor fêmea rústica da Exposição Nacional da Raça Braford com a fêmea Pitangueira TE S5011, os criadores deixaram sua marca na edição anual do Centro de Performance CRV Lagoa, realizado em parceria com a ABHB (Associação Brasileira de Hereford e Braford). 

Na prova, que reuniu 62 animais (30 Braford e 32 Hereford), de 25 criatórios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o plantel Pitangueira despontou com a classificação de dois animais entre os quatro primeiros colocados. Os testes, que são desenvolvidos em regime de confinamento durante 56 dias, avaliam quesitos como ganho de peso, características fenotípicas, reprodutivas e o Consumo Alimentar Residual (CAR). Além desses indicativos, os animais são submetidos a exames de ultrassonografia de carcaça e andrológico.  

O touro Pitangueira S252 foi o segundo colocado na prova de eficiência alimentar e a genética do gado de Pedro Monteiro Lopes também se destacou com o animal Pitangueira S191, que obteve a vice-liderança na lista de identificação dos melhores em Área de Olho de Lombo (AOL).  A medida de 97,84 cm de AOL do touro é considerada de alta relevância como valor genético, pois a característica está relacionada à produção de carne de qualidade com maior rendimento em áreas de cortes nobres. 

Os grandes resultados do primeiro semestre funcionam como combustível de estímulo para a seleção Pitangueira. As conquistas de pista de julgamento e provas reforçam a confiança de que os animais Braford do criatório são adaptados a qualquer meio e possuem carga genética consistente, relacionada com características que representam ganhos econômicos para a atividade pecuária. Animais tão produtivos e funcionais, como o S252 e o S191, sempre são disponibilizados ao mercado nos leilões promovidos ou em que o criatório participa como convidados. Os leilões mais conhecidos da seleção fundada por Pedro Monteiro Lopes são o “Leilão Pitangueira e Convidados”, que acontece na Fazenda Espinilho, em Maçambará e o Heritage realizado em Cachoeira do Sul, ambos em território gaúcho e geralmente na primeira quinzena do mês de outubro. 

Os remates são sempre oficializados pela ABHB. A Pitangueira é reconhecida como a marca do Braford brasileiro e o trabalho do Grupo na seleção tem uma história que se confunde com a trajetória da raça no País. Foi um dos primeiros a comercializar a genética Braford no Brasil e, também, um dos fundadores da Conexão Delta G, que é o mais antigo programa de melhoramento genético brasileiro e com o maior banco de dados. O rebanho também é aprovado pelo Ministério da Agricultura com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) e se destaca pela rigorosa seleção voltada à produção de carne de qualidade a partir da criação a pasto. 

Acompanhe a Rádio Pitangueira nas redes sociais

Fale conosco

Pitangueira AM 1170

Fone do ouvinte: (55) 3433.2292
Whatsapp: (55) 9 9987.3988
radio@pitangueira.com.br
Av. Borges de Medeiros, 1462
Bairro Chácara
CEP 97650-000
Itaqui/RS-Brasil

Rádio pitangueira

A número 1 do seu coração!

Curta nossas redes sociais